A ansiedade é uma sensação natural porém existem níveis patológicos que devem ser observados

A ansiedade é uma sensação natural provocada pela grande excitação do sistema nervoso central, que ocorre antes de momentos de perigo real ou imaginário. Esse sentimento é decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado Noradrenalina, produzido nas regiões suprarrenais, nos lócus cerúleos e no núcleo amigdaloide.

Apesar de ser algo comum por conta da rotina estressante da maior parte da população ou por situações vividas, quando ela aparece com maior frequência ou intensidade, e começa a afetar drasticamente as ações e reações cotidianas de um indivíduo, provavelmente o problema tenha se agravado para uma patologia, e necessita de tratamentos.

Entre os dois principais tipos patológicos da sensação estão o transtorno de pânico e o transtorno de ansiedade generalizada. O primeiro é caracterizado pelo intenso medo de morrer e mal estar, com sintomas como aumento das frequências cardíaca e respiratória, ressecamento da boca e sensação de falta de ar. Além disso, atinge altos graus de sentimentos ansiosos nos momentos mais graves, conhecidos como crise do pânico, que podem causar também suor excessivo e visão turva.

Já a segunda forma patológica do problema tem como sua principal característica a preocupação excessiva ou expectativa apreensiva por alguma situação, mesmo quando não há motivos para isso. Pode estar associada a outras doenças, como o refluxo gastresofágico, complicações cardíacas e na tireoide, além de possivelmente estar ligada ao estado de menopausa.

Outros indicativos da ansiedade generalizada são tensões musculares, problemas estomacais, fadiga, irritabilidade, inquietação e dificuldade para dormir. O tratamento para essas duas formas da doença é feito através da combinação da psicoterapia e do uso de medicamentos específicos. A terapia indicada para problemas psicológicos busca restabelecer o bom funcionamento psíquico do paciente, fazendo com que ele compreenda as causas dos seus problemas e possa encontrar a melhor forma de lidar com eles, além de substituir os pensamentos causadores de aflição e pânico. A técnica também recomenda que sejam evitadas drogas ilícitas e cafeína, que podem agravar as crises de ansiedade.