LUTO é o enfrentamento das sucessivas perdas reais ou simbólicas durante o desenvolvimento humano

LUTO é o enfrentamento das sucessivas perdas reais ou simbólicas durante o desenvolvimento humano

O sentimento de luto representa um conjunto de reações desencadeadas por uma perda significativa, seja ela uma perda real ou simbólica. Estas perdas perpassam a dimensão física e psíquica de elos significativos nos aspectos pessoais, profissionais, sociais e familiares.

Embora o luto tenha diferentes formas de expressão em diferentes culturas – como uso de determinada cor -, quanto maior for o apego ao outro maior será o sentimento de luto. O sentimento tem início nas lembranças da perda que, por sua vez, mais adiante intercalam-se com cenas agradáveis e desagradáveis que comumente levam a sensações como “vazio no estômago” e “aperto no peito”.

Este sentimento costuma provocar um notável falta de interesse pelo mundo exterior e sua diluição é a longo prazo, mesmo assim com o passar do tempo o choro e a tristeza vão passando e a pessoa se reorganizando. Considera-se, entretanto que, caso o indivíduo não consiga lidar com a perda por mais de 6 meses, permanecendo profundamente triste e sem disposição para se reorganizar, considera-se um luto patológico e a psicoterapia é indicada.

Por definição, o luto é caracterizado como uma perda de um elo significativo entre uma pessoa e seu objeto, portanto, um fenômeno mental natural e constante no processo de desenvolvimento humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *