O desenvolvimento da depressão e formas de tratamento

Depressão é uma tristeza patológica caracterizada pela falta de energia para manter a rotina sem um motivo substancial que justifique o desânimo no comportamento. Este foi o assunto abordado pelos doutores Abelardo e Leandro Ciulla em entrevista ao quadro Medicina e Saúde com Cristina Mazzei.

Durante a conversa foram abordados os diferentes graus da depressão que pode ir desde uma leve tristeza até um quadro de depressão grave com sintomas psicóticos. Em todos os casos o importante é não menosprezar o sofrimento identificando-o apenas como uma necessidade de chamar atenção. Os doutores comentam sobre as formas de detectar a depressão que possibilitam que pessoas próximas aos pacientes possa ajudar a evitar consequências graves como o suicídio, atuando na melhora da qualidade de vida do paciente.

Entre as perguntas feitas por quem assistia à transmissão ao vivo do bate-papo foram esclarecidas questões como o surgimento da depressão em crianças e idosos, as diferentes terapias aplicadas na psiquiatria e os seus benefícios no tratamento para depressão conforme o diagnóstico individual do paciente, a depressão na bipolaridade e a importância do exercício físico e outros tratamentos complementares que podem incluir mudanças na rotina no intuito de acelerar a melhora do quadro. A utilização de medicamentos como o lítio para estabilização de humor, as recaídas mesmo com o paciente sob medicação e a depressão ocasionada por excesso de medicação também foram tópicos discutidos pelos médicos.