Tratamento de Síndrome do Pânico

Tratamento de Síndrome do Pânico em Porto Alegre: Síndrome do Pânico é uma doença que provoca breves ataques involuntários de ansiedade. O paciente que é diagnosticado com essa enfermidade deve apresentar, durante um breve período, pelo menos quatro dos sintomas específicos: sensação de falta de amor, dor abdominal, tontura, taquicardia, desmaio, dor no peito, calafrios ou calorões. Para a maior parte dos pacientes um ataque de síndrome do pânico vem acompanhado de agorafobia – o medo de lugares em que há uma grande concentração de pessoas – mas não é um sintoma essencial.

Em entrevista, o Dr. Abelardo Ciulla explica quais podem ser as causas da Síndrome do Pânico:

Estima-se que até 3% da população sofra de Síndrome do Pânico, especialmente as mulheres na fase adulta. Em casos em que a doença se manifesta ainda na infância é provável que o diagnóstico seja inapropriadamente dado como transtorno de conduta. Ainda não existem pesquisas conclusivas sobre as circunstâncias que causam a síndrome.

Dr. Abelardo Ciulla explica ao programa Diversidade quais são os medicamentos que podem ser utilizados para amenizar os sintomas e as crises da Síndrome do Pânico:

Dentre os tipos de tratamento, a psicoterapia cognitivo-comportamental é a utilizada na maioria dos casos. O tratamento para Síndrome do Pânico por meio farmacológico só deve ser posto em uso nas situações em que o paciente apresentar alguns desses sintomas: indícios de suicídio, depressão, automedicação ou manifestações de agorafobia. Há ainda a probabilidade de que certos medicamentos, além de causar dependência, multipliquem a intensidade dos ataques de ansiedade, por isso devendo ao máximo ser evitados.

Veja artigo sobre Tratamento de Síndrome do Pânico em Porto Alegre.